Sobre a artrite reumatóide

O que é a AR

Doença reumática em que o sistema imunológico ataca o tecido que reveste e protege as articulações (“artr” significa junta e “ite” quer dizer inflamação). Causa inflamação e desencadeia um processo de erosão de cartilagens, ossos e ligamentos que são destruídos com o tempo, podendo levar a deformidades.

Qual a causa da AR

Na base da doença está uma alteração do sistema imune que determina a auto-agressão dos tecidos. Normalmente, o sistema imune do organismo tem como missão defender-se dos agentes externos potencialmente perigosos, mas na artrite reumatóide erra o alvo e reconhece como estranho as articulações desencadeando inflamação.
Na prática, a artrite reumatóide surge quando, por motivos ainda não esclarecidos, um determinado número de células T do sistema imune estimula outras células a produzirem citocinas e a agredirem a cartilagem das articulações. As citocinas são potentes "mensageiros" químicos, na medida em que, ligando-se a receptores presentes na superfície das células imunes, estimulam a secreção de outras citocinas e de moléculas implicadas na inflamação das articulações ou dos processos degenerativos dos ossos, das cartilagens e dos outros tecidos conjuntivos.
Destas, a citocina TNF (Factor de Necrose Tumoral), produzida no decurso da resposta imunológica desencadeada ao nível das articulações, parece ter um papel importante na origem da doença, amplificando o processo inflamatório.
A artrite reumatóide não é uma doença herdada no sentido de que não é doença que passa diretamente dos pais para filhos. O que pode ser herdado é uma tendência a ter a artrite reumatóide, ou melhor, existem famílias onde genes que albergam esta tendência passam de geração a geração sendo que em algumas pessoas estes genes se manifestam e a doença aparece e em outras pessoas, embora a tendência exista, ela nunca se manifesta e a doença nunca se desenvolve.

Como se manifesta

Normalmente começa por atingir as pequenas articulações das mãos e dos punhos, de forma simétrica. Nos casos não controlados com a terapêutica, a doença pode afetar todas as articulações, danificando-as progressivamente e, em certos casos, causar uma invalidez total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário