sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Artrite na coluna e Espondilite Anquilosante

Não é incomum notar um aumento da rigidez, dor e talvez até mesmo um inchaço nas articulações; esses problemas aparecem com a idade, resultando do desgaste natural nas articulações devido ao uso diário, e são comumente diagnosticados como osteoartrite. Essa condição também pode afetar a coluna.

Tipos
A causa mais comum dos sintomas da artrite na coluna são as mudanças degenerativas associadas à osteoartrite, mas o processo inflamatório da artrite reumatoide, uma doença sistêmica que afeta o revestimento comum, pode causar sintomas, principalmente na região do pescoço. Alterações inflamatórias e degenerativas associadas a qualquer tipo de artrite pode levar à estenose espinal, outro tipo mais específico de artrite que afeta a coluna e é chamada espondilite anquilosante.

Reconhecendo a estenose espinal
A estenose da coluna vertebral ocorre quando a abertura na coluna por onde passa a medula espinhal se estreita, exercendo pressão sobre as raízes dos nervos que se ramificam para fora da coluna. Os principais sintomas desse problema são dor, câimbras ou mesmo dormência nas pernas ou braços, dependendo de onde a pressão se encontre. Fale com o seu médico se a dor na perna piorar com o caminhar e melhorar quando você se sentar ou simplesmente se curvar para frente. Ocasionalmente, a estenose espinal tornará mais difícil o controle das funções do intestino ou bexiga. Caso isso ocorra, deverá ser tratado imediatamente.

Reconhecendo a espondilite anquilosante
A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória que ataca principalmente as articulações entre as vértebras e as articulações entre a coluna e a pélvis. Este tipo de artrite não é comum e afeta mais homens do que as mulheres. Podem ocorrer dor e rigidez ao longo de toda a coluna vertebral. O primeiro sintoma pode ser a dor persistente e a rigidez na parte inferior das costas, próximo das nádegas por mais de três meses. O problema começa, na maioria das vezes, quando os homens estão por volta dos 20 anos. Conforme a doença progride, os ossos da coluna podem se fundir e as costelas ficarem rígidas e inflexíveis, causando dificuldade respiratória. Geralmente é diagnosticada através de um histórico clínico, raios-x e exames laboratoriais.

Considerações
A artrite na coluna não é curável, mas é tratável com medicamentos anti-inflamatórios e programas de exercícios. Outras possibilidades são injeções de corticosteroides, bloqueios nervosos, coletes ortopédicos e tratamentos de quiropraxia ou acupuntura. Em casos graves, pode ser necessária uma cirurgia. A espondilite anquilosante também é tratável através de medicamentos e exercícios. Se você tiver essa condição, uma das considerações mais importantes é manter o máximo possível de expansão da caixa torácica, a fim de ajudar a manter a sua função pulmonar intacta. Os fisioterapeutas podem ajudar você a criar um programa para isso.

Prevenção
Manter-se dentro do seu peso, manter uma boa força muscular e boa amplitude de movimento articular são importantes na prevenção ou redução dos sintomas da estenose espinhal causada por osteoartrite. Embora não seja possível evitar a espondilite anquilosante, porque é uma doença genética auto-imune, os piores efeitos podem ser atenuados através de um programa contínuo de exercícios e tratamento medicamentoso.
                                      
WWW.encontrar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário