Dicas para conviver melhor com a AR

Guarde as coisas no lugar certo

Por  mais apressado que você possa estar, lembre-se de que leva menos tempo guardar a roupa no armário assim que acaba de tirá-la, do que deixá-la num canto e acumular tarefas. Faça isso com todos os outros objetos, tanto em seu trabalho como em sua casa.

Organize-se

Organize sua mesa de trabalho para fazer o menor esforço: mantenha os objetos que mais usa próximos de seu alcance e os que usa menos em gavetas ou arquivos. Adote critérios para catalogar livros e arquivos, por ordem alfabética, cor ou assunto. Aproveite a ida ao supermercado ao máximo, comprando grandes quantidades do que usa com maior freqüência.

Junte os itens de uma atividade

Deixe todos os itens necessários para uma única atividade juntos, como documentos referentes ao mesmo assunto num só local, papel e caneta perto do telefone.

Dicas para a casa

Evite colocar tapetes em casa para não escorregar. Diminua a quantidade de elementos decorativos que você possui em casa, evitando mais serviço para limpá-los. Coloque barras auxiliares de aço inox ou de resina no box do chuveiro para evitar quedas. Meça seu próprio corpo e adapte ou compre utensílios que condizem com sua ergonomia. Compre calças com elástico na cintura: são mais fáceis de vestir. Troque utensílios de vidro por utensílios de plástico, pois a dor causa perda da precisão dos movimentos.

Peça ajuda

Seja honesto quanto a suas limitações e peça ajuda sempre que necessário. Conversar com seus parentes e colegas de trabalho sobre suas limitações fará com que se sinta mais à vontade para pedir ajuda. E, sempre que possível, divida ou delegue o trabalho, poupando suas energias com coisas que só você pode fazer.

Divirta-se

Busque uma atividade divertida, que descanse ou relaxe. A diversão ajudará você a se sentir melhor, reduzir o estresse e desviar o pensamento para algo positivo.

Mexa-se

Ficar sentado ou permanecer na mesma posição por muito tempo pode piorar a rigidez e a dor. Procure alternar o estar de pé e sentado. Alguns minutos a cada hora já são suficientes.

Use as ferramentas ao seu favor

Além de facilitar seu dia-a-dia, alguns objetos trazem grande conforto. As palmilhas ortopédicas aliviam a dor e proporcionam maior estabilidade (o mesmo vale para as bengalas). Na hora de comprar sapatos, prefira os leves e com solas que absorvem impactos.

Vá com calma

Você terá mais energia e menos cansaço se for devagar. Portadores de artrite reumatóide sentem mais fadiga e cansaço, por isso permita-se descansos ao longo do dia. E lembre-se: talvez seja necessário um tempo maior quando você estiver passando por uma crise.

Fique atento com a postura

A postura correta reduz a tensão nas articulações. Quando estiver de pé, procure distribuir o peso do corpo nas duas pernas por igual. Ao sentar, analise se a altura da cadeira é adequada à da mesa em que vai trabalhar.

Durma o necessário

Uma boa noite de sono restaura as energias, descansa as juntas e ajuda você a lidar com a dor. Dicas: tenha um tempo para relaxar antes de dormir, mantenha o quarto silencioso e o mais confortável possível, ouça músicas suaves, tome um banho quente.

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, se organizado, ter hábitos é essencial.
    Uma alimentação bem estratégica(consumir alimentos anti-inflamatórios) e ser exercitasse não pode faltar.
    Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir