Perguntas mais freqüentes

Perguntas mais freqüentes

Nesta página, apresentamos respostas fornecidas pela reumatologista Dra. Isabella Lima, colaboradora do GRUPARSA, para perguntas que nos são enviadas

O que é artrite?

É a inflamação na articulação (junta), sendo caracterizada por dores acompanhadas de calor (aumento da temperatura), rubor (vermelhidão), edema ("inchaço"), rigidez matinal (junta "dura" pela manhã) e impotência funcional (dificuldade de movimentar). Pode ser chamada de monoartrite, quando ocorre em somente uma articulação, e poliartrite, quando em várias articulações.  

A Artrite Reumatóide tem cura?

Hoje ainda não podemos falar em cura definitiva para a maioria dos pacientes. Há casos em que a doença entra em remissão e o paciente não precisa fazer uso de nenhuma medicação, mas esta não é a evolução mais comum. 

Há algum remédio realmente eficaz?

Há vários remédios eficazes. A eficácia depende da avaliação de cada caso individualmente, buscando o esquema terapêutico mais adequado.  

É válido o uso de raízes cozidas em compressas quentes para tratar das dores nos joelhos?

Do ponto de vista científico, não há estudos conduzidos para avaliar a eficácia do uso destas substâncias.  

Tenho muitas dores e já notei que, quando fico nervosa, a dor aumenta.  Isso é normal? 

Sim.

Quais os efeitos colaterais? Devo fazer exames de controle?

Depende da medicação que está sendo usada. Cada medicação necessita de exames específicos, que devem ser solicitados periodicamente pelo médico, que fez a prescrição do remédio.

Existem problemas com obesidade e dieta?

Deve haver um esforço para não estar acima do peso em função da sobrecarga de peso nas articulações já inflamadas. Os costicoesteróides, que são medicações bastante utilizadas no manejo da artrite reumatóide, podem precipitar ou agravar um quadro de diabetes e hipertensão arterial. Pela necessidade de controle do peso e em função das medicações utilizadas, deve-se ter uma dieta balanceada no sentido de manter um peso adequado, de não agravar diabetes e hipertensão arterial.

Ouvir dizer que toda pessoa que faz uso prolongado de corticóide, virá a ser um obeso.  Essa informação é verídica?

Não. O corticóide, de uma forma geral, faz uma retenção hídrica, que tende a se resolver progressivamente com a suspensão da droga.  

Qual tipo de exercício um artrítico pode fazer??

Cada caso deve ser avaliado individualmente. A indicação do exercício depende de quais as articulações estão acometidas. Todo paciente deve fazer exercícios, visando alongamento, fortalecimento e orientações de proteção articular.

Que cuidados devo ter com meus hábitos diários, profissionais e de lazer?

Existem orientações específicas para proteção articular, que devem ser feitas individualmente. As atividade não devem provocar dor.

Devo evitar algum tipo de alimento?

Não, mas deve ser feita uma dieta “o mais saudável possível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário